quarta-feira, 28 de julho de 2010

Imagem profissional



Bom dia, recemente estava pensando sobre a imagem profissional que temos e a sua repercursão. Para exemplificar de forma clara e sucinta, recorro ao senso comum e faço a mensão do nosso ludico jogo da vida: Futebol.

Vejamos, o atacante Robinho aos 18 anos de idade conquistou 1 titulo brasileiro, revelação do futebol nacional em 2002. De lá pra cá o cara conquistou outro brasileirão, foi parar no maio clube de futebol do mundo coincidentemente na maior transação financeira do futebol nacional na época (alexandre pato o superou, depois falo dele).
No Real,conquistou... fama e fortuna, pois titulos nenhum de expressão, senao o espanhol de 2007 (empatou com mesmo numero de pontos com Barcelona FC e ganhou o titulo no confronto direto - Ronaldinho levou o time nas costas diga-se de passagem).


Nesta sua jornada pelo futebol espanhol, fez birra, inflou a arrogancia de jogem craque no peito e pediu pra sair alegando que o MAIOR CLUBE DO SEC XX não o respeitava. Ora, foi parar no tradicional e multi campeão Manch. City, comprado pela bagatela e troco de padaria do Sheik por 40mi de libras (92mi de reais).


Jogo vai jogo vem, o camaradinha se desentende no proprio grupo, pois formava a panelinha dos brasileiro que excluiam os demais, os brasileiram eram: Elano e Jô, sendo o primeiro o cabeça segundo tecnico Mark Hughs.

Diz a lenda que sendo o atleta mais bem pago da inglaterra (200mil libras por semana) estava infeliz, triste, malamado.

Bom motivo para fincar o pé, dá uma pedalada no Manch City, no Sheik e voltar para o Santastico e reencontraro sua alegria, sua vontade de jogar bola e chegar a seleção comendo grama e conquistar o Hexa.

Pois bem meus caros, nada disso aconteceu. Hoje o atleta Robinho é preterido no futebol Inglês, seu clube só aceita negocia-lo definitivamente, lee-se venda total.

Certo, que essa prolixia toda tem com imagem profissional??

A imagem do profissional, especialemente, os que tem sua vida tão exposta como do atleta mencionado. É um cenário ou um ambiente muito fragil, estremamente competitivo e arraigado em principios. Apos arranha-los como um profissional pode recuperar a sua imagem? Como o mesmo pode recompor seu prestigio? Ora, sabemos todos nós que apos um revês desses o gasto para refazer a sua imagem é triplicado.

Portando, camaradas nas nossas vidas profissionais, seja como auxiliar de batedor de xeros, balconista de budega, atendente de supermercado, ator, empresário, entregador a super estrela do mundo corporativo só se valemos de uma palavra: ÉTICA.

Sim, a velha e amassada ètica profissional é o parametro dos bons modos, do zelo, do polimento de imagem e, por conseguinte, de ganhos futuros e manutenção do seu Nome.

Pode-se perder muito com uma imagem rachada, um nome sujo.

Diga-se de passagem, robinhos da vida, Adrianos imperiais da vida, brunos da vida... se cuida Zé, senão a dona maria não aparece mais!



Obs.: Não mencionei nenhum grande executivo para facilitar o entendimento, mas só se lembrado dos Safras, caso Enrol, AcCard e outros para saber quantos empresário picaretas, sonegadores de impostos, tranbiqueiros espalhados pelo Brasil e mundo afora macularam sua imagem pela ganancia, soberba e descomprometimento com a humanidade. Escolhi o senso comum para podermos jocosamente tocar no assunto.

Nenhum comentário: