domingo, 3 de agosto de 2014

Capital Mutante



              Alguns amigos me indicaram a reportagem da Exame AQUI sobre a fusão da Italiana Fiat com a americana ex-falida Chrysler com sede jurídica holandesa, administrativa londrina e operação americana.
Essa fusão é um reflexo do capital do sec. XXI, atemporal, sem fronteiras e nacionalidade.
             É uma verdade que não se pode tapar e tão pouco se queixar, pois se não há rentabilidade não terá crescimento e geração de emprego e renda, logo haverá efeito dominó e todos sairão perdendo.
            O capital é transitório. Não há fronteiras. Se em um lugar ele não tem rentabilidade vai para outro canto. Na crise europeia e na crise global pós 2008 ficou mais nítido isso.
            Exemplo próximo e claro é o Brasil.
            Vejamos:
         O plano real, no governo FHC, mesmo com arrocho interno durante 8 anos trouxe estabilidade política e financeira visível aos investimentos externos, Logo isso permitiu o Capital (investimentos externos) aterrissar no Brasil no governo Lula ao ponto que o próprio PT até 2008 utilizou a mesma política FHC, inclusive o próprio Presidente do BC fora mantido (Meireles).
Para ludibriar a crise de 2008 mudou a política econômica ao invés de investir em produção foi investido em consumo, isso a médio e longo prazo gera imbróglios como: Inflação, endividamento das famílias, perca de competitividade no mercado e inovação.
Resultado: A indústria não alavanca mais no Brasil, Há mais de 20 meses a SELIC só faz aumentar, O PAC é um fracasso (não consegue investir o que se diz que se tem pois a burocracia interna é grande e há interesses eleitoreiros por detrás), O Brasil tem uma dívida Interna de 2,3 TRILHÕES de reais, Elevação da tributação e arrocho fiscal (só o setor de bebidas aumentou 8% de impostos de junho para cá), Previsão de elevação da energia para 29% em 2014.

Por fim, creio que haverão mais fusões, aquisições e join ventures nessa década. Tudo indica, vejam essa matéria da Folha de SP: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/05/1450502-apetite-global-por-grandes-fusoes-de-empresas-ganha-forca-em-2014.shtml

O exemplo local e bem claro é a Fabrica Fortaleza, que comprou seus maiores concorrentes do Brasil para se transformar na maior empresa de massas da AL! 




Fonte:
Produtividade do Trabalhador:
Divida Interna
Desequilíbrio das contas externas
Taxa Selic aumenta desde 2012
Arrocho Fiscal

Emprego
Marmotas:

Nenhum comentário: