quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ah Barça


Bem, ontem as 22hr ou 23hr não lembro re-assisti o clássico Barça e Real, diante a goleada e o espetáculo coletivo concluo que a principal diferença do Barcelona ante os outros times é sua filosofia.

Sim, este aspecto lúdico, simbólico, artístico de encarar futebol é algo dos latinos, é muito nítido nos brasileiros (mesmo nos últimos quatro anos visando o resultado em detrimento ao espetáculo), sul americanos em geral e os povos ibéricos.

Os espanhóis sempre levaram a arte de jogar futebol a sério. Tanto que preservaram sempre times de controle de bola, criatividade, etc. As seleções espanholas sempre possuíram essa característica. O mágico holandês J. Cruyff trouxe-nos essa paixão na década de 70 e despontou no Barcelona Futebol Club. Sua imagem sempre esteve ligada ao clube catalão e os times posteriores a Cruyff mantiveram essa característica de encantar.

Nessa primeira década vimos mais do que nunca o brilhantio da filosofia catalã de encarar futebol com Frank Raijak, discípulo de Arrigo Sacchi do Milan fulminante do final da década de 80, com Ronaldinho Gaucho, Deco, Samuel Eto’o, Xavi, Iniesta. Um time encantador, raçudo, fiel a proposta.

A saída de Frank e a chegada de Guardiola, cria do clube, reafirmaram o estilo de jogo, a tendência e a sobreposição do talento individual pelo talento coletivo de encantar o espectador. Não omitindo o talento individual, mas sendo o recurso de segundo plano. O time revela “a rodo” talentos, encanta e deslumbra qualquer amante do futebol.

O Barça é uma prova nítida que talento individual ganha jogo, sobretudo, o talento coletivo. Pois um time se manter no topo seguidamente nos últimos anos com os mesmos jogadores é um questão de filosofia, de pratica, de perseguição a perfeição, excelência. Contrariando o pensamento marxista de que a força material (lê-se poder financeiro) impõe o estilo de vida, o pensamento weberiano do Barça trouxe a tona suas características e o fazem ser aquilo que são em prol do jogo limpo e artístico.

Viva Barça, viva a arte de jogar futebol.


Obrigado


Nenhum comentário: