segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PIB 2010

Uma análise muito lúcida do pessoal do www.administradores.com.br

Sou cobrado continuadamente por jornalistas para fazer uma previsão do PIB para 2010.

Recuso pelas seguintes razões:

1. O crescimento do PIB é um resumo grosseiro da realidade, e que pode causar mais danos do que benefícios.

Não é o PIB que cresce, são as empresas, e nenhuma empresa cresce exatamente o PIB, pelo contrário. 99% das empresas tem um crescimento bem diferente do PIB, para mais ou para menos.

Portanto, mais correto e mais científico é prever o crescimento das empresas em 2010, e aí temos uma realidade bem mais complexa, e realista.

Estas estimativas são baseadas no nosso banco de dados das 1000 maiores empresas deste país, que mantenho desde 1974.

PREVISÕES PARA 2010

10% das empresas irão crescer em 2010 mais do que 35%. Isto mesmo.

20% das empresas irão crescer em 2010 mais do que 23%. O que inclui os 10% acima.

30% das empresas irão crescer em 2010 mais do que 14%.

Ou seja, já dá para perceber como estas previsões de crescimento do "PIB" de 4,5% a 6% em 2010, apresentadas por vários consultores, podem atrapalhar os executivos de empresas de classe mundial, que estimam crescimento superior.

"O Sr. tem certeza que o poderemos crescer 35% em 2010?"

"Nosso contratado, que já foi Ministro, diz que o Brasil só irá crescer 4,5% ano que vem."

"Lamento, eu que não entendo nada de Economia, mas sou acionista desta companhia, terei que cortar o seu pedido de investimentos, para um valor mais conservador. Não vou me arriscar com estimativas internas da empresa".

40% das empresas irão crescer em 2010 mais do que 8,2%.

POUCAS EMPRESAS CRESCEM O "PIB"

10% das empresas irão crescer em 2010 entre 4,5% a 6%. Ou seja, somente 10% das empresas brasileiras irão crescer o que o "PIB" irá crescer.

Por isto, para administradores de empresas, tanto faz 4,5% ou 6%, muda muito pouco para um empresa individual, que tem vida própria.

Estimativas do PIB são importantes somente para o governo, cuja arrecadação tributária depende do crescimento da economia como um todo. Para isto, basta o IBGE mandar um email para o Ministro Da Fazenda.

Publicar o PIB como sendo uma previsão útil para empresas específicas sem apresentar esta dispersão em torno da média, é atrapalhar a vida do executivo brasileiro.

Agora o lado mais negativo.

40% das empresas irão crescer menos que 1,2% em 2010, mesmo com esta tal euforia.

30% das empresas irão ter queda de vendas de -2,0% ou mais.

20% das empresas terão quedas em 2010 superiores a -4,8%.

Isto é muito grave, para estas empresas, mas poucas ficam de alertas, porque o consenso é que o "PIB" vai crescer 4,5% a 6%.

10% das empresas terão quedas de mais que -17% em 2010.

Isto, se o passado for alguma indicação do futuro, mas a distribuição do meu banco de dados mostra que é por aí. Mais ou menos alguns %.

O Conceito de PIB foi criado 100 anos atrás, quando os países eram eminentemente agrícolas, ou seja o PIB representava basicamente um único setor. Leiam David Ricardo.

Hoje, felizmente, países como o Brasil possuem centenas de setores diferentes, com crescimentos diferentes, e isto o conceito de PIB não consegue capturar.


Bueno!

Nenhum comentário: